quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Sem coração

Deixei o coração na gaiola. Me arrumei, e fui passear pela vida. Porque sem coração é mais fácil sorrir, é mais fácil ser leve. Sem coração é fácil não pensar muito, não sentir muito, não chorar muito.
Deixei o coração em casa, trancado a sete chaves, pendurado numa gaiola, porque caminhar na rua me pareceu melhor assim, menos pesado. Eu pude sentir o vento no meu rosto e pude contar meu passos até a calçada. Pela primeira vez, eu pude olhar tudo a minha volta, ouvir uma música, sentir um perfume e não morrer um pouco; e não me afogar de saudade.  Eu pude sair de casa tranquila, sem achar que cada passo meu deixa um pedaço de mim espalhado por onde ando. Eu andei pela rua e vi um amor antigo, e não balancei, e vi um amor atual, e não chorei, e encontrei uma ex amiga, e não morri. Porque as pessoas insistem em dizer que, sem o coração, nós morremos. Mas a verdade é que, sem coração, viver me pareceu a coisa mais fácil de se fazer.

3 comentários:

  1. "O amor é a lei, mas amor sob vontade". A verdade é que se seguirmos cegamente o "coração", aka sentimentos, estaremos na verdade seguindo instintos(convenhamos que qualquer coisa como alegria, tristeza, amor e outras coisas são simplesmente reações quimicas) e sendo animais(escravos). Enquanto que quando pensamos sobre nossos sentimentos e procuramos nos conhecer deixamos de ser irracional.

    Então, "ignorando"(deixar numa sala preta é tão errado quando seguir cegamente, mas se o ignorar for pensar sobre o que estamos sentindo) estamos na verdade no comando da nossa vida.


    PS: Meus dois centavos, também conhecido como estragar um texto poético com lógica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que depende muito da visão, mas, ao meu ver, sentimentos não são instintos. Emoções sim, mas sentimentos vão muito além do corpo e suas químicas. Transcendem qualquer explicação humana, porque não é humano, não é físico.
      E isso é um fato.

      Excluir
  2. Gostei muito desse, Brendoca!
    Pena que às vezes é tão difícil desgrudar o coração da gente pra poder deixar guardado em algum lugar.

    ResponderExcluir

Toda ação gera uma reação. Eu agi, agora é vez de vocês reagirem. :)