sexta-feira, 3 de junho de 2011

Humano

Eu acho que você deve ir e abraçar a causa. Pular de corpo e alma; cabeça e coração. Esse negócio de ser racional é só coisa da moda, coisa que dizem uns aos outros para convencerem a si mesmos que agem assim, com racionalidade. Ninguém faz isso. 
Porque, na verdade, vem tudo do coração. Ninguém quer pensar logicamente, nem agir de acordo com o figurino; lá no fundo, ninguém gosta das coisas muito explicadas e pouco sentidas. E tudo que você faz, pensa, ouve e vê é através do coração e só dele. Isso que dizem sobre razão é apenas mais uma desculpa para não confessarem que, por baixo da gravata e do salto 15, existem litros amor, quilômetros de dúvidas e, pior que isso, toneladas de medo. Afinal, que mais seríamos nós, se não seres humanos extremamente humanos? Seres complexos, mas excepcionalmente simples? 
Que seríamos nós, criaturas intensas, cheias dessa mania de ser, se não apenas emocionais, movidas pelo sentimento, pelo impulso, pelo coração? Não seríamos nada. Porque ainda que a razão grite à nossa consciência, que nossa mente aponte o caminho da lógica e nosso olhos busquem a racionalidade, ainda assim quem manda, coordena, direciona, encaminha e tem total autoridade sobre nossa vida, é o coração e sempre vai ser. Porque quando um ser humano deixar de ser guiado por si mesmo para seguir o que dizem que é certo, então ele terá deixado também de ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda ação gera uma reação. Eu agi, agora é vez de vocês reagirem. :)