terça-feira, 1 de março de 2011

O verdadeiro fracassado

Desistir não é sinônimo de fracasso, ou fraqueza. Para mim, o verdadeiro fracassado não é aquele que desiste, mas sim aquele que sempre segue em frente e nunca nem pára para pensar aonde está indo. Porque fraco é quem não consegue desistir por medo do que vão pensar ou falar. Fraco é quem segue sempre em frente por medo de desistir. Fracassado é quem sabe que está no caminho errado, mas não o abandona por orgulho. 
E eu acho que a real grandeza está em ter coragem suficiente para ver que, muitas vezes, o caminho que está percorrendo não leva mais a lugar algum. Corajoso aquele que sabe a hora de desistir. Por que, que mais seria daquele ditado "dar murro em ponta de faca", senão sinônimo de gente covarde? Na minha opinião, corajoso de verdade é aquele que percebe quando o caminho atual é como uma ponta de faca, e não tem medo de desistir. Seguir em frente quando não há mais nada no horizonte é burrice, covardia. Fechar os olhos para aquilo que está bem à sua frente, ignorar tudo ao redor e fingir que não sabe do que estou falando, é coisa de gente fraca.   Porque, pessoas grandes, ao notar que pegaram a estrada errada, simplesmente voltam de cabeça erguida, tomam o retorno e recomeçam. Mas essas pessoas que se divulgam como fortes, persistentes e determinadas por nunca terem aberto mão de nada, são apenas medrosas e orgulhosas. Pessoas que têm medo da verdade, e preferem investir na mesma causa perdida de sempre só para não serem vistos como perdedores. Só que, para mim, isso sim é coisa de perdedor; não saber perder. E isso sim é fracassar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda ação gera uma reação. Eu agi, agora é vez de vocês reagirem. :)