quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Impasse

Você não diria que ele é um Deus grego ou algo do tipo, mas com certeza o colocaria, pelo menos, na classe dos bonitos. Vocês conversam ha alguns anos, e a cada dia você percebe uma nova qualidade nele. Descobre que ele tem objetivos na vida; tem planos e sonhos. Quer casar e ter filhos. Sua ficha é a mais limpa que você já viu e sim, isso inclui não ser galinha. Ele é do tipo gentil, protetor e amável. Carinhoso e amigo para todas as horas. Também está incluso na classe dos 'bem arrumados' e no grupo dos 'inteligentes'. Se encaixa bem na categoria bem humorado e é bom moço, porém não deixando de ter seu pequeno lado malandro.
Ele é o que você descreveria como 'completo'. Cheiroso, atencioso, cavalheiro. É tudo isso e mais um pouco. Também tem lá seus vícios de menino, e os famosos olhos brilhantes ao ver um carro de marca, mas isso é aceitável; chega até a ser charmoso. Nas fotos, lá está ele tocando seu instrumento estranho, mas que te faz achá-lo melhor ainda; te faz babar. Sim, ele é aquele que vai deitar no seu colo e cantar para você. É exatamente o cara que vai te beijar na testa e te chamar de linda, independente da situação. Ele é o menino que você gostaria de ter, e o homem com quem sonharia casar. Você percebe aos poucos que ele é o homem dos sonhos de qualquer mulher; ele é o menino que habita as fantasias e ilusões das garotas. Então, como um estalo, você conclui: Ele é o principe encantado e viria te buscar de cavalo branco, se você pedisse. Ele é o cara que você esperou durante toda a vida, e que achava que não existia.  Afinal, ele te faz sorrir e te coloca lá em cima mesmo quando você não está para papo. Mesmo quando você não dá tanta atenção, ele vem e te mostra que não se importa com o fato de você estar mal humorada. Quando você está no fundo do poço, ele te amarra nas costas e te traz de volta à superfície. Ele pergunta como foi seu dia, e se interessa em ouvir suas ladainhas e tagarelices. Ele te aconselha e percebe quando você não está bem, mesmo que tente esconder isso dele. Ele sabe sua cor preferida e acha lindo seu cabelo molhado, bagunçado e embaraçado. No fim das contas, você nota que é ele quem você idealizaria se pudesse colocá-lo em palavras.
E, como se não bastasse, ele gosta de você.
Numa explosão de surpresa, algo vem e te joga um balde de água fria. Você não gosta dele.
E por que você não pode gostar dele também? Não falta nada; nenhum adjetivo em sua personalidade que te faria pensar duas vezes. As conversas continuam as mesmas e você o vê dizendo palavras que sempre quis escutar, e pensa em como queria poder retribuir esse sentimento; como queria que fosse recíproco. Mas porque todo amor tem que ter um impasse?
Então você descobre que ele é bom demais, e talvez fosse injustiça gostar dele também e querê-lo só para si mesma. Mas, ainda assim, como você queria poder dizer que o ama. Como você queria amá-lo. E não há nada que te impeça de se apaixonar por ele, porque seus defeitos são invisíveis perto de suas qualidades. Você se quer enxerga algo que não te agrade nesse menino. Tudo nele te mostra o quão perfeito é. Porém, você não o quer. Não como o seu namorado, não como seu companheiro. Você se vê tão egoísta a ponto de querê-lo ali, perto de você e gostando de você, mesmo sabendo que não gosta dele da mesma forma.
Porque ele é o tipo de cara que todas as mulheres descrevem como "casável", mas que nenhuma delas quer para agora e você também não. Talvez o jeito seja guardá-lo num vidro com formol; conservá-lo para quando estiver disposta a algo sério.
Mas no fundo, você sabe que não adianta "guardá-lo", porque sabe que não vai se apaixonar por ele, nem mesmo quando for escolher um homem para te levar ao altar. E por que? Por que você gosta daquele cara que não está nem aí para nada, e que nem sequer sabe seu nome inteiro quando tem um homem desses aos seus pés? Você quebra a cabeça para entender porque não pode ser feliz e fazê-lo feliz.
Enquanto isso ele continua lá a te esperar, com seu cavalo branco e seu sorriso gritante. Ele continua a dizer que a ama, dia após dia e que não cansa de te achar linda. Ele continua te olhando com olhos ternos e te abraçando sem tentar se aproveitar de você. Ele continua lá, perfeito e merecedor de tudo que alguém possa oferecer, gostando de você e esperando por você; incansavelmente.
E você continua aqui, egoísta o bastante para não afastá-lo, e idiota o bastante para não amá-lo.

3 comentários:

  1. Mas acho que o duro mesmo é quando ele cansa de te esperar e você percebe que os papéis se inverteram e agora é você que está no cavalo branco querendo que ele volte. Porque é sempre assim!

    ResponderExcluir
  2. É sempre assim mesmo, mas eu acho que é pior quando ele NÃO cansa, nunca. E nem assim você gosta mais dele. :z

    ResponderExcluir

Toda ação gera uma reação. Eu agi, agora é vez de vocês reagirem. :)